O que é terapia por ondas de choque?
A terapia por ondas de choque é um dispositivo multidisciplinar usado, igualmente, em ortopedia, fisioterapia, medicina esportiva, urologia e estética. Seus principais efeitos são o rápido alívio da dor e restauração da mobilidade. Somado ao benefício da terapia é um procedimento não cirúrgico, portanto sem necessidade de analgésicos. Além disso, é ideal para acelerar a recuperação e cura de várias indicações de dor aguda ou crônica.
Ondas de Choque é uma onda acústica que transporta alta energia para pontos dolorosos. Assim como tecidos músculo-esqueléticos com dor subaguda, subcrônica e condições de dor crônica. Assim, a energia promove processos de regeneração e reparo dos ossos, tendões e outros tecidos moles.
Benefícios da terapia por ondas de choque
- Reduzir a inflamação no local, pois permite aliviar o inchaço e a dor;
- Estimular a formação de novos vasos sanguíneos, pois facilita a reparação da lesão e aumenta a quantidade de sangue e oxigênio na região;
- Aumentar a produção de colágeno, pois é importante para manter a reparação de músculos, ossos e tendões.
Indicações
- Joelho de Saltador
- Ombro Doloroso
- Cotovelo de Tenista
- Esporão de Calcâneo
- Dor Insercional
- Tendinopatia Crônica
- Síndrome do Estresse Tibial Medial
- Calcificações
- Dor no Quadril
- Trigger Points
Além do tratamento fisioterapêutico, o aparelho Ondas de Choque emite ondas acústicas que age diretamente no tecido da pele. Bem como estimula as células a retomarem a produção natural de colágeno e elastina, além estimularem a drenagem linfática. Elas atuam compactando os ácidos graxos e, posteriormente, reorganizando os tecidos. Dessa forma, promove a diminuição da celulite e da circunferência.
Os impulsos mecânicos da terapia por ondas de choque, por causa de sua alta intensidade, geram um efeito denominado cavitação instável. Assim, são geradas microbolhas que implodem as células de gordura. O tratamento gera também a ativação da produção de colágeno na pele, da circulação sanguínea e do sistema linfático. O processo é ideal para, além de diminuir a gordura localizada, reduzir a aparência da celulite e modelar, de forma não invasiva, o contorno corporal.
Logo no início do tratamento é possível notar as melhorias, principalmente da qualidade da pele. Para o tratamento completo são indicadas entre 6 e 10 sessões, com intervalo mínimo de 48 horas entre as aplicações, sendo no máximo duas por semana.