O que é Kinésiotaping?
O Kinésiotaping é uma técnica que utiliza uma bandagem elástica adesiva aplicada sobre e ao redor dos músculos como um mecanismo de pressão com o objetivo de ajudar e dar suporte muscular, e até mesmo para evitar contrações musculares excessivas.
A técnica é muito utilizada na medicina esportiva para recuperação muscular. A fita levanta a pele dos tecidos e músculos a partir da derme (camada subcutânea), agindo não só de forma local como nas regiões adjacentes, melhorando circulação sanguínea e linfática, estimulando as defesas corporais e promovendo a cura dos nervos, músculos e órgãos.
Quais são os principais efeitos do Kinesio taping?
- Suporte muscular – melhora a capacidade do músculo de se contrair, mesmo quando está fraco. Reduz a sensação de dor e fadiga. Protege os músculos das cãibras ou do alongamento excessivo.
- Eliminar o congestionamento de fluidos corporais – melhora a circulação sanguínea e linfática, também reduz a inflamação dos tecidos.
- A ativação do sistema analgésico endógeno – significa que a fita deve facilitar os mecanismos de auto-cura do corpo. Isso também é um ponto importante da osteopatia e quiropraxia.
- Corrigir problemas articulares – a meta é melhorar o alinhamento dos ossos e o movimento através da regulação da atividade dos músculos fracos ou contraídos.No caso de dor ciática (inflamação do nervo ciático), cruralgia ou nevralgia cervicobraquial, o kinesio taping não é indicado porque os sintomas surgem dos nervos que estão em áreas profundas do corpo e não nos tecidos que se encontram sob a pele.